Skip to main content
“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás de trabalhar um único dia da tua vida” disse Confúcio.

Com o aproximar da reforma, posso afirmar que esta frase definiu o meu percurso a partir do momento que decidi ser professora. Durante os anos que lecionei, além de memórias, também fui guardando todos os livros de ensino, presentes, desenhos ou mesmo pequenas mensagens escritas em papel que os meus alunos me davam.

Com uma carreira de quase 45 anos como professora do ensino primário em Portugal, foram muitas as recordações que se acumularam nos quartos que as minhas filhas foram abandonando quando se tornaram independentes.

Sem a escola, sem os meus alunos e com as minhas filhas e netos a morarem em Lisboa, decidi mudar-me para perto deles, deixando para trás a terra onde cresci e vivi, levando comigo as memórias. A procura de casa tornou-se mais complicada do que eu estava à espera, porque uma casa com garagem ou arrecadação em Lisboa, Cascais ou Oeiras fica a um preço demasiado elevado para os bolsos de uma professora primária na reforma.

Ao partilhar com amigos e família este entrave, a grande maioria apresentou como solução arrendar um mini-armazém onde poderia armazenar mobília e todas as memórias de uma vida. Durante a minha pesquisa por mini-armazéns em Lisboa, apareceram-me várias opções, mas como não percebo nada acerca do conceito de self-storage, perguntei à minha filha se tinha conhecimento de algum espaço seguro, com qualidade e com higiene onde eu pudesse armazenar os meus pertences.

A minha filha falou-me numa self-storage chamada KUBOO, onde uma amiga dela tinha um cacifo arrendado há mais de um ano e onde a simpatia dos funcionários, a acessibilidade e sobretudo a segurança tornaram a KUBOO uma espécie de complemento da sua casa. Resolvi visitar o espaço no mesmo fim de semana que ia visitar casas em Lisboa e na zona de Cascais. Podia ser que a escolha da casa ideal se tornasse mais fácil ao saber que tinha disponível um espaço que me oferecesse a sensação de confiança necessária para guardar as memórias de uma vida.

Resolvi visitar o espaço no sábado de manhã, sendo que depois iria ver algumas casas da parte da tarde. Fiquei espantada com a proximidade e a facilidade com que se chegavam às instalações da KUBOO a partir de Lisboa, tanto a Carnaxide como a Abóbada.

Fui muito bem recebida, com um café e com uma visita guiada e onde fiquei admirada com a higiene e segurança do local. Dali partimos para as instalações na Abóboda onde mais uma vez era muito simples de chegar. Neste caso, estaria mais próxima de Cascais e daquilo que procuro.

Graças à KUBOO a escolha da casa perfeita foi muito mais simples. Optei por residir na zona de Cascais e assim arrendar um espaço na KUBOO Abóbada. Voltei às instalações para fazer a reserva e colocar algumas dúvidas sobre qual a melhor forma de armazenar todos os meus livros, papéis, presentes e fotografias que fui guardando ao longo dos anos.

Sendo que a higiene das instalações era algo facilmente constatável, não me preocupei com a possível entrada de qualquer tipo de bichos nas caixas de cartão e que pudessem destruir o material que ali iria armazenar. Mas como o seguro morreu de velho, preferi pedir a opinião a quem percebe da matéria. E foi assim que descobri que eles têm um exímio programa de controle de pragas, 4 vezes por ano!

Devido ao grande valor emocional que tenho pelos desenhos, mensagens em pequenas folhas amarrotadas, milhares de fotografias, e por serem materiais mais frágeis, aconselharam-me a usar caixas de cartão canelado duplo, com um tamanho muito próximo da mercadoria, para evitar que a mesma não balançasse e provocasse o rebentamento das caixas. Além disso, recomendaram o isolamento de todas as possíveis aberturas da caixa através de fita adesiva (pelo menos duas camadas) ou reforçar a caixa externamente com filme transparente para conferir maior proteção, solidez e resistência. Comprei todo o material na KUBOO, desde caixas de cartão (havia em vários tamanhos), plástico bolha, fita cola, filme transparente e marcadores, não tendo de me preocupar em deslocações, filas e stress num outro espaço de venda destes materiais.

A mudança correu às mil maravilhas, deslocando-me primeiro à KUBOO na Abóboda para colocar, além das minhas preciosas recordações, a mobília que não cabia na casa nova. A KUBOO passou a ser uma expansão da minha casa e fez com que a minha mudança se tornasse simples e eficaz.

Agora quando o meu neto me pergunta: “Avó, do que tens mais saudades dos tempos que davas aulas?”, eu respondo: “ Traz o teu casaco, vamos até à KUBOO!”.

Não guarde as suas memórias num sítio qualquer!