Skip to main content
Ao longo do tempo, o stress foi visto e encarado de diferentes formas. Nem sempre se chamou stress, nem foi associado às mesmas causas, ou foi dada a devida importância. Mas ele sempre existiu. Assim parece.

De acordo com o Oxford English Dictionary, o stress é uma “pressão ou preocupação causada pelos problemas na vida de alguém”. Mas o que é um problema para mim, pode não ser para os outros. No entanto, existem alguns eventos na nossa vida que nos afectam e marcam mais que outros.

4 dos eventos que mais podem provocar situações de stress na vida de uma pessoa são:
– A perda de um ente querido;
– Divórcio;
– Mudança de casa (ou mudança radical, no geral);
– Situação laboral.

Tratam-se de situações que provocam uma ruptura na nossa rotina, a nossa vida toma uma direcção diferente. Não há como apagar estes eventos da nossa memória, mas existem soluções que nos ajudam a continuar as nossas vidas. Hoje trazemo-vos 4 casos que refletem algumas situações de stress, e como a KUBOO ajudou a aliviar esses momentos.

Lídia (43 anos), Lisboa

Hoje é domingo, dia de almoço de família na casa dos nossos pais, como vem sendo tradição desde que nós os filhos saímos de casa. Estamos todos à mesa, mãe, pai e irmãos, a reviver histórias antigas, naquela casa que nos traz recordações da nossa infância e juventude, o cheiro a madeira antiga, o tic-tac do relógio de parede, o serviço de mesa vintage, as fotografias de família na parede… como passou o tempo!

E depois chega o dia que nunca queres que chegue, o dia em que tudo isso acabou, quando deixamos de ter os nossos pais. Dói, muito mesmo! Não passa um dia na nossa vida que não pensamos neles. Nem queremos. Mas a vida tem de continuar. E o que fazemos às coisas da casa, a nossa herança? Os nossos pais trabalharam a vida inteira, cuidaram daquela casa como se fosse um filho, os móveis antigos, as porcelanas, o gira-discos e o aparador de rádio, as coleções de moedas e selos, etc. Há coisas que merecem uma segunda oportunidade.

Mas agora somos 3 os herdeiros da família, como dividimos as coisas? Felizmente ninguém quer chatices. Mas se as vendermos ou deitarmos fora, depois não há volta atrás. E porque não guardar na KUBOO? Retiramos as coisas da casa, colocamos num local seguro, no nosso novo kuboo, exemplarmente limpo tal como a casa dos nossos pais sempre estava, e com o tempo iremos decidindo o que fazer com todos esses objectos.

Novos começos requerem tempo.

Bruno (31 anos), Cascais

Sempre pensei que o casamento fosse para toda a vida. Celebramos a nossa relação com todos os nossos amigos e familiares e fazemos juras de amor. “Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe.” Esta frase é universal. Mas sejamos realistas: em Portugal, só em 2018 houve 58,7 divórcios por cada 100 casamentos!

E se o casamento demora meses a ser organizado, um divórcio pode arrastar-se durante anos! E se houver crianças pelo meio, a separação torna-se ainda mais complicada. Os (ainda) cônjuges devem decidir se divorciam-se por mútuo consentimento ou se por litígio. Entram advogados, pede-se mediação familiar, fazem-se contas à vida. No meu caso, não tínhamos filhos. Mas tínhamos casa. E mobília que trouxe da minha antiga casa, electrodomésticos que ela trouxe da dela, e coisas que comprámos já casados.

A casa ficou para ela, eu não queria saber. Mas tivemos de chegar a um acordo de partilha de bens. Fizemos uma lista de bens próprios e de bens comuns e chegámos a um acordo. Acabou-se. Meses sem dormir, antidepressivos, terapias… queria passar página! Coloquei todas as minhas coisas na KUBOO enquanto procurava um sítio para viver. E quando encontrei esse sítio, continuei a deixar as coisas na KUBOO. Neste momento é o único lugar onde as minhas coisas estão seguras. Cada vez que lá vou, trago de volta uma caixa comigo, e pouco a pouco vou reintroduzindo esses objectos na minha vida.

Novos começos requerem tempo.

FIM PARTE I